Histórico do Bosque
O Bosque do CFH é um espaço de área verde da UFSC que abriga uma Área de Preservação Permanente (APP) de mata ciliar com remanescentes de vegetação nativa. Além de sua função ecológica, a área é um ambiente de convivência da comunidade acadêmica e tem sido utilizada para atividades didáticas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), Grupo de Escoteiros Desterro (GED), Colégio de Aplicação (CA), além de aulas e atividades de extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, além de outros cursos de outros centros.
Até início de 2013 essa área encontrava-se em crescente degradação, sendo utilizada como estacionamento, depósito de lixo e entulhos.
A área do Bosque engloba além do CFH, o Centro de Ciências da Educação/CED, o Planetário, a sede dos Escoteiros.
Um dos fatores determinante para se preservar a área é a presença de curso d’água que caracteriza como Área de Preservação Permanente, fortalecendo a responsabilidade da UFSC quanto ao desenvolvimento de outros projetos voltados ao reflorestamento da mata ciliar.
Nesse contexto, a comunidade universitária, através da Comissão de Preservação do Bosque do CFH e da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA), iniciou em 2013 a recuperação ambiental da área.
Conciliando a importância da recuperação do Bosque com a necessidade de compensações ambientais de obras de construções de novos espaços da Universidade, firmou-se junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) o Termo de Compromisso n° 16/2013, no qual a UFSC se compromete com a recuperação do Bosque do CFH através do plantio de mudas nativas, medidas para controle do processo erosivo, limpeza do córrego entre outras. Como ferramenta para a recuperação ambiental foi utilizada a permacultura e os sistemas agroflorestais, através da parceria com o Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma).
O Projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH teve início oficialmente em setembro de 2014 e encerramento em fevereiro de 2020. No ano de 2016, quando o projeto passou a contar com bolsista de extensão através do PROBOLSAS, puderam ser realizadas diversas atividades educativas que fortaleceram o projeto de extensão e possibilitaram que boa parte dos objetivos iniciais fossem atingidos. Os relatórios, fotos e outros materiais produzidos no âmbito do projeto podem ser acessados em: http://gestaoambiental.ufsc.br/projeto-bosque/ , www.facebook.com/projetobosquecfh e http://permacultura.ufsc.br/tag/projeto-bosque/.
Inicialmente a demanda de ações no Bosque do CFH surgiu da própria comunidade universitária, que vem utilizando cada vez mais a área. Com o início das atividades de ações do Projeto de extensão pode-se perceber que as ações desenvolvidas eram continuadas espontaneamente pela comunidade. De 2014 e 2019 foram realizados mutirões de limpeza e plantio de mudas no Bosque e ações para incentivar a comunidade a participar do processo.
Em 2019 a repercussão do projeto aumentou devido a uma maior realização de mutirões e oficinas educativas que contaram com a participação de servidores e alunos da UFSC, da comunidade do entorno e de professores e alunos tanto do NDI quanto de escolas de educação básica do entorno do Bosque. Portanto, percebe-se de forma efetiva que o Projeto tem despertado na comunidade um sentimento de pertencimento a área do Bosque do CFH, ao se apropriar e utilizar a área, a comunidade se sente, também, responsável por mantê-la.
A aproximação e utilização da área pela comunidade é a melhor forma de garantir a preservação da área, pois na medida em que a comunidade a utiliza também age como agente fiscalizador e participa da manutenção do local.
Quer saber mais da História do Bosque? Veja as matérias em https://cfh.ufsc.br/bosque/